segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Receita para uma Ceia de Natal Aromatizada

Ana

O natal é a minha altura favorita do ano. Por oposição a mim o teu tio, Mr Right Now, não é adepto. No entanto este ano tentei realmente impor-lhe todo o meu espírito natalício. Quase resultou. Ele estava (até) empenhado em juntar-se ao pai na cozinha e confeccionar uma ceia (semi) natalícia para a família, apesar da ementa não incluir bacalhau, peru ou mesmo doces.

A lista das compras estava rabiscada num papel amarrotado no bolso e o engarrafamento das ruas de Lisboa a caminho do Colombo não parecia abalar o espírito. Já a rondar as 7 da tarde, com a nossa mesa recheada de doces, a preparar-me para mais uma consoada, questiono Mr Right Now se os seus pais tinham feito as compras em Évora, de onde vieram. Não tinham. Ao que lhe explico, compreendendo a calmaria que caracteriza a raça alentejana e a falta de experiência nestas andanças, que os supermercados fecham as 7h na véspera de Natal e que o mais provável seria não conseguirem fazer as compras. Dito e feito. Continente do Colombo fechado. Telheiras idem aspas. Sem dramatizar nem intelectualizar a situação, Mr Right Now decide então improvisar um tikka christmas masala para a ceia de Natal, com o frango que tinha no congelador e as especiarias de sobra de jantares anteriores. E como a tradição ainda impera, o seu pai decide improvisar um spaguetti com couve que encontrou numa loja de conveniência para acompanhar.

Portanto , se porventura um dia te perguntares porque razão o nosso jantar de natal mistura o nosso Minho, os Açores do teu pai e um perfume a especiarias indianas, já sabes! É a herança de natal de Mr Right Now.

4 comentários:

  1. Mr Right Now tem ascendente indianos ? isso daria ainda mais graça às histórias da vossa família, cheira-me x)

    ResponderEliminar
  2. Grande dia estou a sortear um bonito header no meu blog passem por lá e participem!

    ResponderEliminar
  3. Mr Right Now é alentejano de gema! Ahahahah é realmente uma pena, a familia ganhava um toque étnico!

    ResponderEliminar